quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Argentina está incomodada com visita de Barack Obama na America latina

A viagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela America latina não agradou o governo argentino, segundo a impressa local.

O jornal La Nación desta quinta-feira informou que “foram escutadas queixas contra a administração democrata" na sede da Presidência argentina, Casa Rosada.

A causa do constrangimento do governo argentino é que o país não foi incluído na viagem de Obama. O Presidente norte-americano informou que Brasil, Chile e El salvador são os países que irar visitar.

A reportagem do jornal afirmou que “vários diplomatas e funcionários argentinos” acreditam que a atitude de Obama em não visitar o país só reforça a intenção dos Estados Unidos “de priorizar a relação com Brasil como líder da região e de manter um vínculo permanente com o Chile".

O governo argentino achou “injusto” o comportamento tomado pelo presidente com o país, mesmo depois de a presidente Cristina Kirchner frear na 20º Cúpula Ibero-Americana a condenação de Washington pelas divulgações do Wikileaks.

A embaixadora da argentina nos Estados Unidos, disse que a decisão de Obama em não visitar o país se deve "a postura inflexível do presidente norte-americano de não querer visitar países que se encontram imersos em processos eleitorais".

A Argentina está com eleições marcadas para outubro deste ano.

Fonte: folha.com

Sem comentários: