sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Foto de brasileiro é usado em protesto no Egito

A foto de uma criança em pose de enfretamento contra policia tem a ver com o contexto vivido pelos os dezenas de milhares de protestantes no Cairo, mas nem uma relação com o lugar. A foto foi tirada Ha sete anos pelo o fotografo brasileiro Evandro monteiro, em São Paulo.

A foto apareceu nas mãos de um manifestante no Egito. O dono da foto falou que “Quando vi, levei um susto e pensei: ‘o que a minha foto está fazendo em um protesto sobre o Egito? ’”, conta o profissional, de 39 anos.

No cartaz do manifestante tava escrito "Acreditem: a nação está bem” e "De hoje em diante não haverá mais governo. Eu sou o governo”. Apesar de não ter seu credito na imagem, o fotografo não reclamou e até gostou da idéia de ter seu trabalho visto em outros países. “Não tem meu crédito, mas tenho como provar que é minha. Para um fotógrafo, é sensacional ter sua foto no mundo todo e ainda mais se é usada em um protesto para mudar o governo.”

A foto ganhou o prêmio Esso de fotografia em 2005 por retratar o momento que um garoto parece enfrentar guardas civis durante um confronto com camelôs, no centro da capital paulista. “Eu tirei essa foto em outubro de 2004. Como o menino era amigo dos camelôs, começou a enfrentar a GCM (Guarda Civil Metropolitana). Fez aquela pose por apenas três segundos. Depois, um policial atirou uma pedra e o acertou”, lembra Monteiro. O fotografo atribui a esse clique a sua melhor premiação na carreira.

Monteiro só descobriu a foto depois que a imagem estampou a capa de um jornal brasileiro. Não é a primeira vez que essa foto “roda o mundo” completa o profissional.

FONTE : G1

Sem comentários: